quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Carta aos cidadãos Paranaenses - FERT-PMPR

FÓRUM DAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DOS TRABALHADORES DA PMPR (Policiais e bombeiros militares)

PAZ SEM NÓS É MEDO!

Carta aos cidadãos paranaenses.
O segmento dos trabalhadores da Policia Militar do Paraná – Polícia Militar e Corpo de Bombeiros - é reconhecidamente um dos mais eficientes na prestação do referido serviço público, sendo inclusive a única representação estatal presente em todos os municípios do Estado, e não por raras vezes a principal presença estatal em diversas comunidades carentes suprindo dessa forma a carência de diversas outras áreas como a educação, saúde e assistência social, com programas de relevante contribuição na formação do caráter e de socorro ao cidadão: exemplos do PROERD – Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária; FORÇA VERDE MIRIM – Batalhão de Policia Ambiental/Força Verde; EQUOTERAPIA (fundamental na busca de benefícios biopssicossociais às pessoas com deficiências físicas ou mentais e/ou com necessidades especiais) – Regimento de Policia Montada Cel. Dulcídio; SEGURANÇA NO TRÂNSITO – BPTRAN; BOMBEIRO COMUNITÁRIO, SIATE – Corpo de Bombeiros, etc.)
Da mesma forma é a essencialidade dos policiais e bombeiros militares no cumprimento das mais diversas missões, quando nenhum outro segmento estatal tem condições de fazer frente à turbação da ordem pública, como, por exemplo, no restabelecimento da ordem pública através de atuações na Força Nacional; atuação na minimização dos efeitos catastróficos de grandes eventos como enchentes, incêndios, desmoronamentos (inclusive em outros Estados da Federação) convocam-se os sempre prontos trabalhadores policiais militares e bombeiros militares para que atuem na resolução do problema e resgatem a paz social.
É evidente que todas as responsabilidades acima mencionadas constituem-se em verdadeiro orgulho para os trabalhadores policiais militares e bombeiros militares.
Mas neste momento vimos até o (à) senhor (a) cidadão (ã) para sensibilizá-lo (a) sobre a grave e maliciosa omissão que o Governo do Estado vem praticando contra a dignidade humana desses trabalhadores, como visto tão elementares para a preservação e manutenção do convívio social mais harmonioso possível.
Nesse sentido é porque desde outubro/2010, após praticamente doze anos de inércia legislativa, houve a previsão na Constituição do Estado para que os trabalhadores em segurança pública – policiais e bombeiros militares e policiais civis, além do quadro funcional de advogados do Estado – sejam remunerados na forma de subsídio.
Importantíssimo lembrar que o pagamento na forma de subsídio NÃO É REAJUSTE SALARIAL, NEM TAMPOUCO AUMENTO SALARIAL. TRATA-SE APENAS E TÃO SOMENTE DE RECOMPOR AS PERDAS SALARIAIS ACUMULADAS DESDE 1998. Com o advento da Emenda Constitucional Federal nº 19/1998 determinou-se que os policiais e bombeiros militares fossem remunerados na forma de subsídio (parcela única), porém o Estado do Paraná permaneceu inerte desde então, causando dessa forma um achatamento extremo da remuneração dos trabalhadores em segurança pública e conseqüente perda do poder de compra.
Como dito, portanto, com a previsão na Lei Maior estadual (Constituição Estadual) ainda em 2010, estabeleceu-se ao governo um prazo de 06 (seis) meses para que se adequasse no sentido de iniciar a implantação do pagamento do subsídio justo aos trabalhadores em segurança pública do Paraná.
Ocorre que este prazo encerrou-se no dia 30 de abril de 2011, tendo transcorrido 09 (nove) meses sem que o governo tenha promovido ações concretas para implantar o pagamento por subsídio justo e, assim reconhecer a importância do trabalho de segurança pública para a sociedade paranaense. Sempre são utilizadas pelo Governo as mais variadas desculpas, inclusive alegações de falta de verba, mas paradoxalmente por outro lado engorda-se de numerários as Secretarias de Estado integradas pelo cônjuge e irmão.
É por isso que nos dirigimos ao Sr. (a) cidadão (ã) de forma organizada e legítima através de um Fórum de Entidades representativas para esclarecer que, como forma de por um fim no descaso com que são tratados os trabalhadores de segurança pública do Estado do Paraná, estabeleceu-se a data final de 13 de fevereiro de 2012 para que o governo acate a proposta apresentada pelos trabalhadores em segurança pública e pague o subsídio justo, ainda que gradualmente como é seu dever constitucional.
Esclarecemos também que a extinção da possibilidade de obtenção de um subsídio justo nas negociações com o governo no dia 13 de fevereiro de 2012, poderá gerar conseqüências e efeitos sociais, infelizmente, incontroláveis, imensuráveis e sofríveis, conforme tem ocorrido inclusive em outros Estados, como por exemplo, no Rio de Janeiro e Ceará, tamanho é o descaso e o desrespeito com a dignidade humana dos trabalhadores em segurança pública.
Observe-se que desrespeitar os trabalhadores de segurança pública, por óbvio, especialmente no Estado do Paraná onde a população manifestou-se dizendo que dentre suas maiores preocupações está a necessidade de segurança pública (fonte Paraná Pesquisas – Gazeta do Povo – publicado em 09/01/2012), significa desrespeitar o cidadão e suas necessidades principais, e assim governar de forma contrária ao interesse público.
MAS DEVEMOS LEMBRÁ-LO CARO (A) CIDADÃO (Ã), QUE ESTES EFEITOS SÃO TODOS PLENAMENTE EVITÁVEIS PELO PRÓPRIO GOVERNO. Basta que cumpra o mandamento da Constituição do Estado e pague, ainda que gradualmente o valor justo do subsídio para os trabalhadores.
 Na esperança de termos esclarecido:
SUBSÍDIO JUSTO JÁ!
PORQUE PAZ SEM NÓS É MEDO!


8 comentários:

  1. COMANDO GERAL ESTA DO LADO DO GOVERNO

    Hoje mais um dia e ninguém consegue trabalhar, os rádios estão uma bagunça....

    O Comando Geral deu entrevista ao vivo no Brasil Urgente, da Band as 15:45 PM e o sub comandante afirmou que vai combater a greve e para amanhã dia 20/01/2012 já estará mudando as frequências para outros canais de comunicação e recolhendo os HTs.

    VIRAM, CLARO CORONEL TÁ BEM NÉ 18 CONTO MAIS QUINQUÊNIOS...ESTA DO LADO DO BAGRE RICHA...

    ESTA REALMENTE É A HORA.....PRAÇA.....GREVE JÁ.....
    QUEREMOS O NOSSO SUBSÍDIO + VALE ALIMENTAÇÃO + VALE TRANSPORTE + ADICIONAL NOTURNO + QUEDA DO RDE E NOVO CÓDIGO DE ÉTICA!!!

    ResponderExcluir
  2. Sr Beto Richa, esta vendo o que esta acontecendo com o Estado da Bahia, a Policia Militar da Bahia esta em greve, 18 homicídios em 1 dia, vai vendo ai, que é isso que vai acontecer aqui no Paraná no dia 13/01/2012, este é o último dia se nada estiver aprovado, greve geral com apoio adas associações.

    ResponderExcluir
  3. esse filho da p so ve o que ele quer ver.então vai conseguir ver greve na pm.o pai dele era gente fina,mas ele é um desgrassado.

    ResponderExcluir
  4. esse comandante é outro lazarento.

    ResponderExcluir
  5. 1 - GREVE
    2- SALARIOS JUSTOS
    3 - ANISTIA

    SD MIRANDA 4 CIPM LONDRINA

    DIA 13 GREVE GREVE GREVE GREVE

    ResponderExcluir
  6. PLANO DE PARALIZAÇÃO JÁ ESTA PRONTO, PARANÁ, RIO DE JANEIRO, SANTA CATARINA EM GREVE VAI SER LINDO O CARNAVAL.
    MIRANDA

    ResponderExcluir
  7. MILICIANOS SE ESPERTEM O BAGRE RICHA VAI QUERER JOGAR A POPULAÇÃO CONTRA NÓS, TEMOS Q CONCIENTIZAR A POPULAÇÃO A CADA OCORRÊNCIA.

    ResponderExcluir
  8. Mandaram-me uma cópia de um plano de reestruturação da Polícia Militar: sugere-se que seja necessário um diploma superior para ingressar na PM. É o mesmo engano que já vi em vários projetos, de várias forças policiais do Brasil. Em São Paulo já chegou a haver a exigência de curso superior para ingresso na carreira de investigador de polícia, depois retirada, proposta novamente, retirada novamente, e por aí vai.


    O investigador deve poder se misturar entre os que investiga; o policial militar deve entender os padrões morais dos que protege, completamente diferentes dos ensinados nos caros bancos da Academia. Aliás, diria eu, infelizmente os padrões morais vigentes nas nossas universidades estão muito abaixo dos vigentes nos bairros menos abastados. Esta exigência é absolutamente descabida por uma razão simples: a polícia – seja a PM, seja o investigador da Civil – deve ser parte do povo, para que possa entender o povo e agir de acordo com os costumes que tem o dever de proteger. A exigência de curso superior faz com que ela passe a ser recrutada entre uma pequena elite, treinada para que não fale, aja ou pense como a população menos favorecida.

    Essa ideia de jerico de querer policiais “doutores” é oriunda de uma peculiaridade do sistema de pagamento dos funcionários públicos brasileiros, que os divide em duas grandes “castas”: a dos cargos que demandam ensino superior e a dos que não o demandam. A superior, antes oriunda da classe média urbana tradicional, recebe salários em geral muito maiores que os que não precisam ter o famoso “canudo”; não adianta tê-lo se o cargo não o exige. Assim, visando um pagamento menos indigno, os policiais das categorias de base acabam percebendo a exigência de diploma superior como maneira de valorizar a categoria, sem perceber que na verdade isso é apenas um quebra-galho extremamente contraproducente.

    É dever da sociedade pagar um salário digno aos policiais, mas para isso não se pode impedir os mais vocacionados de prestar concurso. Para ser investigador ou PM, não é necessário ser um acadêmico agarrado aos livros e sim alguém inteligente e conhecedor da realidade das ruas, o que nenhum curso superior pode fabricar.

    ResponderExcluir